As cidades de Canela, Gramado e São Francisco de Paula são perfeitas para quem busca contemplar a natureza ímpar desta época do ano.
Entre os meses de março e junho, a Serra Gaúcha ganha novos tons – laranja, marrom e amarelo – marcando a estação mais colorida do ano, o outono! Quem escolhe esta época para visitar cidades como Canela, Gramado e São Francisco de Paula encontra, além de paisagens ímpares, temperaturas amenas, na faixa dos 10ºC e 20ºC. Ou seja, tudo o que a Serra Gaúcha tem de melhor!
Mas, você deve estar se perguntando: “estou na região, quais os lugares que eu devo visitar para aproveitar ao máximo o outono na Serra Gaúcha?”. Para te ajudar nessa resposta, separamos seis roteiros entre Canela, Gramado e São Francisco de Paula para você colher desde flores de plátanos a se deliciar com um brunch e fazer registros em cenários naturais instagramáveis. Confira as dicas de roteiro para o outono da Magnólia:
1. Passeie na Vila Suzana, em Canela!

Se a cidade de Canela for o seu destino de viagem, um dos passeios obrigatórios para aproveitar o outono no lugar é conhecer o charmoso bairro Vila Suzana. Localizado a poucos minutos do centro, o local é perfeito se você gosta de estar em contato com a natureza. Com suas árvores e folhas de plátanos (a “flor” do outono) é um cenário inspirador para garantir belos registros.
Uma charmosa pracinha mantida pelos moradores do bairro completa a experiência de passear pela região com opção de diversão para as crianças nos brinquedos de madeira ou um chimarrão a dois para relaxar.
Gostou? Então, não deixe de conhecer o bairro Vila Suzana durante a sua viagem a Canela!
2. Contemple a natureza do Grande Hotel Canela!

Pertinho da Vila Suzana, na verdade, na entrada do bairro, está localizado o icônico Grande Hotel Canela, nossa segunda dica de roteiro para curtir o outono na Serra Gaúcha.
O empreendimento é uma opção tanto de hospedagem quanto para curtir a sua área verde de mais de 85.000m², que inclui o famoso lago com gansos, trilha ecológica com árvores centenárias e flora diversificada com mata de araucárias (o famoso pinhão gaúcho) e ipês amarelos, que criam uma paisagem de tirar o fôlego! Por isso, o Grande Hotel é uma excelente oportunidade de garantir aqueles registros do outono em Canela que ficarão guardados para sempre no álbum de viagem.
Nossa dica para curtir a estação em grande estilo no lugar também é fazer um piquenique nos jardins do hotel. As cestas podem ser adquiridas junto ao empreendimento e contam com opções individuais, para casais ou famílias inteiras.
Demais, não é? Então, anota aí: o Grande Hotel Canela está localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 300, em Canela. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (54) 3282.1285 ou acompanhando o lugar nas redes sociais no @grandehotelcanelaoficial!
3. Visite o Lago Negro, em Gramado!

Impossível querer curtir o outono em Gramado e não incluir o Lago Negro no roteiro, certo? Um dos pontos turísticos mais visitados da região, o lugar é uma das paisagens obrigatórias para curtir a estação mais colorida do ano na Serra Gaúcha.
O motivo? Nesta época do ano a natureza por lá fica ainda mais singular e romântica, já que recebe um tapete de folhas e flores que caem de suas inúmeras árvores e pés de hortênsias. Por isso, o passeio é perfeito se você estiver em viagem com o seu par!
Uma dica é aproveitar a sua visita ao Lago Negro e fazer o tradicional passeio de pedalinho. A atração em formato de cisne funciona todos os dias, das 8h30 às 18h e leva você para um passeio no meio do Lago, possibilitando curtir a natureza de outono do lugar de outros ângulos!
Ficou interessado? Programe-se: o Lago Negro fica na Rua A. J. Renner, em Gramado e tem entrada gratuita. Mas, atenção: caso você tenha interesse em fazer o passeio de pedalinho, a atração é cobrada à parte e os bilhetes custam a partir de R$ 50.
4. Encante-se com os parques de flores!

Flores e outono são duas coisas que se complementam, isso ninguém pode negar. Por isso, na sua viagem à Serra Gaúcha durante a estação, não deixe de conhecer os encantadores parques de flores da região como o Mátria Parque das Flores, o Le Jardin e o Garden Park.
Diferentemente das outras estações do ano, no outono é possível conhecer esses lugares sob uma ótica diferente, podendo contemplar espécies de plantas que tem o seu pico de florescimento entre os meses de março e junho como crisântemos, dálias e amor-perfeito. É lindo!
Por exemplo, no Mátria Parque das Flores, em São Francisco de Paula, são mais de 300 espécies de plantas distribuídas em 30 jardins diferentes para você conhecer e cujos temas foram inspirados em memórias afetivas, nas artes e no mundo botânico.
Já no Le Jardin, em Gramado, você mergulha no mundo das lavandas e tem a oportunidade de ver de pertinho espécies inéditas no Brasil que são cultivadas no lugar, além de levar um pouquinho do outono da cidade para casa, com os cosméticos e óleos essenciais produzidos a partir da planta no local. Ah, e não se esqueça de tirar muitas fotos nos cenários naturais do Le Jardin. É um cantinho mais lindo que o outro!
Por outro lado, o Garden Park, também em Gramado, é um convite à contemplação e renovação das energias, em meio às paisagens naturais da cidade e você pode visitar jardins, caminhos, alamedas de carvalhos canadenses, trilhas e riachos que, nesta época do ano, ficam ainda mais encantadores e únicos.
Imperdível não é? Então, siga @matriaparquedasflores, @lejardinparquedelavanda e @gardenparkgramado nas redes sociais e entre no clima!
5. Dê um pulinho no Lago São Bernardo, em São Chico!

Outro lugar imperdível para curtir o outono na Serra Gaúcha, é o famoso Lago São Bernardo, em São Francisco de Paula, cidade vizinha de Canela. Com dois quilômetros de extensão e um lago abastecido por oito vertentes naturais, a grande atração do lugar nesta época do ano são as árvores de Liquidambar que cercam o lago e formam um grande tapete de folhas vermelhas alaranjadas no chão. Um verdadeiro cenário de filme!
Além de suas belezas naturais, que garantem lindos registros, no lugar você pode fazer o passeio de pedalinho que te leva até o meio do Lago, se aventurar com o triciclo aquático ou até mesmo andar a cavalo, explorando o entorno do atrativo.
Independente do que escolher fazer, visitar o Lago São Bernardo no outono é uma verdadeira experiência! Então, anota aí: o atrativo fica localizado no centro de São Francisco de Paula e tem acesso gratuito, exceto para as atividades de pedalinho, triciclo e passeio a cavalo. Acompanhe @lagosaobernardo nas redes sociais e saiba mais!
6. Recital e brunch no Magnólia!

Vamos combinar: vir à nossa querida mansão Magnólia é uma experiência a ser vivida em todas as estações do ano, não é? Mas, para o outono preparamos dois eventos super especiais para você participar: nosso tradicional Brunch e o Recital Liame!
Se você tem viagem programada para Canela, uma ótima pedida é curtir o “domingo mais gostoso da Serra Gaúcha” com o nosso Brunch Banquete. Evento fixo da mansão, o próximo brunch acontece no dia 30 de março, das 11h às 14h. Dica da Mag: chegue entre 11h e 12h para curtir sem pressa!

Comprando seu ingresso, você poderá usufruir de duas grandes mesas repletas de delícias doces e salgadas, além de porções quentes preparadas pelo melhor chef de Canela (o nosso!) Laion Ross. Sucos, água, cafezinho passado e expresso, chá e espumante fazem parte do serviço. Tudo para ser aproveitado ao máximo e sem moderação!
Vale lembrar que temos a versão kids do Brunch e os pequenos com idade entre 6 e 10 anos podem usufruir do banquete de doces e salgados, das porções quentes e de bebidas não alcoólicas. Porque a Mag, sempre pensa em tudo, não é mesmo?
Já se você procura um programinha mais “relax” e intimista para curtir o outono em Canela, no dia 4 de abril (sexta-feira), às 20h30, realizaremos o “Recital Liame” em nossa mansão. Com duração de uma hora, o espetáculo convida você a desvendar relacionamentos amorosos e seus inúmeros desdobramentos, fases e possibilidades, já que Liame significa aquilo que “ata, une ou prende uma coisa ou pessoa a outra”.

Dando vida a esse espetáculo, estão Léo Ferlauto no teclado e Tina Oliveira na voz, que irão apresentar um repertório com canções de compositores como Itamar Assunção, Chico Buarque, Zeca Baleiro, Clarice Falcão, assim como arranjos inesperados para canções clássicas da MPB.
Não vai ficar de fora dessa! Os ingressos para o Recital Liame custam a partir de R$ 85 e podem ser adquiridos neste link, assim como outras informações!
Programe-se!
Brunch Banquete
Quando: 30 de março, domingo
Onde: Mansão Magnólia – Rua Dona Carlinda, 255 – Canela.
Horário: das 11h às 14h
Ingressos disponíveis neste link.
Recital Liame
Quando: 04 de abril, sexta-feira.
Onde: Mansão Magnólia – Rua Dona Carlinda, 255 – Canela.
Horário: às 20h30
Ingressos disponíveis neste link.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais oficiais do Magnólia: Instagram (@magnólia), Facebook (@MagnoliaCanela) e também as notícias aqui do blog.