Estilo de refeição que vem ganhando adeptos ao redor do mundo, o brunch está cada vez mais popular nas mesas de padarias, restaurantes e até mesmo em casa. Mas existe muita curiosidade e dúvida em torno desse tema.
Neste post vamos te contar tudo sobre brunch: o que é, como surgiu e o que serve? Continue a leitura para saber mais!
Se você também acha que comer é um dos maiores prazeres que há, escolhe seus destinos em viagens pensando em gastronomia e não consegue imaginar uma vida repleta de satisfação sem incluir uma boa comida, esse conteúdo é pra você!
COMO SURGIU O BRUNCH?
Eles nem imaginavam, mas os festeiros de sábado à noite da Inglaterra do século 19 criaram um hábito que seria propagado além das fronteiras da Europa. Para dormir até mais tarde e não precisar sair da cama tão cedo, eles passaram a fazer a primeira refeição de domingo mais tarde, confundindo o café da manhã (breakfast) com o almoço (lunch). Assim surgiu o BRUNCH (“br” de breakfast e “unch” de lunch)!
Hoje, o brunch está cada vez mais popular em cafeterias, bistrôs e restaurantes pelo Brasil e pelo mundo tornando-se um programa tradicional aos domingos. Ele acabou virando uma refeição para celebrar cada momento a dois, em família ou entre amigos sem pressa e com uma mesa repleta de delícias.
Existem vários formatos de brunch. Alguns estabelecimentos servem uma sequência com opções que chegam direto na mesa, outros optam por oferecer o serviço em um cardápio a la carte e ainda há aqueles que realizam o brunch em formato de buffet com as opções de pratos doces e salgados já servidos à disposição dos convidados.
O QUE É SERVIDO NO BRUNCH?
Normalmente servido a partir das 11h e levando em conta que é a combinação entre café da manhã e almoço, um brunch costuma servir pratos que unem esses dois cardápios como frutas, pães e frios, bolos e tortas, quiches, sanduíches, ovos mexidos, omelete e pequenas porções de pratos quentes como massas e risotos.
Já entre as bebidas, cafés, chocolate quente e chás costumam ser as opções quentes e água, sucos, refrescos, água saborizada e até mesmo espumante estão entre as opções frias.
Já ouviu falar em mimosa? Essa é uma bebida clássica de ser encontrada em um brunch. Ela consiste em uma taça de espumante brut com uma pequena dose de suco de laranja. Conta a história que essa seria uma maneira de beber um espumante ainda pela manhã sem ser julgado por outras pessoas.
Há algumas teorias de como a mimosa surgiu. Uma delas defende que é uma criação francesa e teria sido batizada com esse nome em alusão à flor mimosa que também é amarela. Outra versão diz que a criação da mimosa aconteceu na Inglaterra em 1921.
Independente de quem criou, hoje em dia a mimosa é a bebida símbolo do brunch ao redor do mundo.
O PRIMEIRO BRUNCH DA SERRA GAÚCHA
O Magnólia foi o primeiro restaurante da Serra Gaúcha a realizar um evento específico de brunch para o público. A primeira edição aconteceu lá em 2015. Hoje o brunch tornou-se um dos carros-chefes da casa, sendo um dos eventos mais disputados do calendário. Além disso, o brunch do Magnólia já virou sinônimo de festa, sendo uma das opções de formatos para celebração de aniversários, batizados, formaturas e até casamentos.
A cada edição, o chef Laion Ross cria novas delícias para servir nas duas mesas inteiras de opções doces e salgadas. Além da gastronomia, o brunch do Magnólia também é conhecido pela decoração charmosa com flores naturais e louças antigas.
Quer viver essa experiência? Confira a agenda das nossas próximas edições e garanta seu lugar.